-
Arquitetos: MAPAA
- Área: 600 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Anwo, CHC
Projeto
O projeto consiste na reforma de um edifício de 600 m², desocupado há 30 anos e localizado numa área central em Santiago, especificamente em Providencia, para o transformar num edifício residencial de sete apartamentos.
Problema 1_Contexto
O projeto está localizado ao lado de edifício clássicos, fachadas contínuas, quase todos construídos na década de 40, sem qualquer intervenção visível nos últimos 70 anos. Assim, o primeiro problema é como uma nova peça é inserida em um contexto como este?
Problema 2_Luz
Criar espaços interiores iluminados foi a única exigência do cliente, fato que tornou-se o gatilho para todas as decisões de intervenção subsequentes. Para este efeito, foi decidido alargar as aberturas na fachada, o que significava uma mudança na morfologia original.
Respostas do Projeto
Em resposta a alterações nas fachadas, foi decidido introduzir dois novos elementos pré-fabricados que respondem à nova janela e um novo revestimento.
- Janela
Para novas aberturas nas fachadas, um quadro de placas de aço foi instalado, que abraçaram a nova janela e fortaleceram a estrutura modificada.
- Revestimento
O material para cobrir a fachada principal foi o tijolo, que foi fabricado in situ, e dividido diagonalmente em quatro partes para obter uma peça trapezoidal, a qual foi colocada em filas dispostas uma acima da outra, no sentido oposto, a fim de gerar novos grãos, referindo-se às molduras e detalhes em estuque dos edifícios clássicos vizinhos, criando um movimento de articulação, luz e sombra.
Apartmentos
Dois tipos de apartamentos foram projetados, estúdios (35m2) e apartamentos de tamanho maior (80m2) de dois quartos. Para o primeiro tipo, foi incluída a ideia de uma ilha que divide espaços comuns e privados e permite o acesso à luz natural a partir do pátio existente. Para o segundo tipo, optou-se por trabalhar com um único espaço comum que integra sala de estar e cozinha, permitindo a entrada de luz a partir de várias direções.